segunda-feira, 2 de maio de 2016

WEBQUEST


WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.

Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletar de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.

WebQuest pretende ser, e tem mostrado sê-lo efetivamente, uma metodologia de engajar alunos e professores num uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis.

Em linhas gerais, uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilização de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na web, online.

WebQuest não exige softwares específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de WebQuests na metodologia pedagógica e na formação de docentes.

 http://futuro.usp.br/portal/Pesquisa/Projetos.view.ef?id=48



Seminário Apresentado por:
Elizabeth Corrêa/Fabiana Marília/Príscila Daiane/Nildicéia;
Quarto SeminárioCap. 6 e 7



JORNAL: INFO EDUCAÇÃO

OS DEBATES REALIZADOS NA PRIMEIRA SEMANA DOS CALOUROS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA UFAL.



Este evento foi realizado em 14/01/ 2016, na Universidade Federal de Alagoas, pela a organização CAPED(centro acadêmico Paulo Freire-UFAL).
Na primeira semana de aula os calouros do curso de pedagogia participaram de várias conversações sobre o curso e as questões sociais atuais da educação.
Foram discutidos os temas: A Formação em Pedagogia e as Políticas Contemporâneas e o Sucateamento da Educação Pública Brasileira.
No primeiro tópico dialogamos as condições da formação do pedagogo diante de uma sociedade capitalista que vive em busca de resultados lucrativos. Assim detendo a capacidade dos professores erguerem cidadãos críticos e analíticos. E a possibilidade de liberdade em relação as situações sociais, econômicas e socioculturais.
No entanto  dialogamos sobre a ocupação dos docentes e graduandos na universidade em 2015, essa ocupação durou 136 dias, mas seu resultado não foi muito proveitoso por conta da crise Capitalista do nosso país gerou um corte de 100 bilhões do campo da saúde e educação. 
Diante dessa situação vários dificuldades forma estabelecidas nas instituições como: falta de estrutura, a ausência de concursos, falta de investimento no campo tecnológico. Nisto a formação dos educandos torna-se incompleta, os currículos minúsculos contendo só as matérias base.
Contudo a educação tem sido modelada de acordo com o processo do capitalismo.
A escola pública está passando por uma crise de subordinação, onde os doentes são taxados como mercadoria. A lei da mordaça que interfere na constituição Brasileira Permanece causando impacto nos professores.  A essência da relação de “MERCADORIA”, é a quantidade das massas, e não a qualidade.
Entretanto, estamos vivendo em uma sociedade que preza pelo acumulo de bens, pouco se importa com a realidade social, econômica, que as massas se encontram. Por tanto a humanidade precisa de acúmulo de valores e não de bens materiais.

Foi também elaborado uma exposição dos pensamentos dos pedagogos que estavam presentes nos debates, assim através de cartazes demostramos nossos repúdios a situação da Educação no País.

Professores Convidados: Ciro Bezerra, Wilson Sampaio e Arthu Bispo.









Seminário Apresentado por:
Laryssa Brito
Jennefer Correia
Valdiane Silva
Melissa Evelyn

Terceiro Seminário: Cap. 19
- " to blog or not to blog”, eis a questão. O grupo deve apresentar os blogs do grupo atualizado.
Construção do jornal
Atividade prática: Elaborara um jornal com notícias da UFAL, CEDU e do curso de pedagogia.







 Por: Francielli Pinto e Caroline Cassimiro.