segunda-feira, 2 de maio de 2016

WEBQUEST


WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.

Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletar de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.

WebQuest pretende ser, e tem mostrado sê-lo efetivamente, uma metodologia de engajar alunos e professores num uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis.

Em linhas gerais, uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilização de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na web, online.

WebQuest não exige softwares específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de WebQuests na metodologia pedagógica e na formação de docentes.

 http://futuro.usp.br/portal/Pesquisa/Projetos.view.ef?id=48



Seminário Apresentado por:
Elizabeth Corrêa/Fabiana Marília/Príscila Daiane/Nildicéia;
Quarto SeminárioCap. 6 e 7



JORNAL: INFO EDUCAÇÃO

OS DEBATES REALIZADOS NA PRIMEIRA SEMANA DOS CALOUROS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA UFAL.



Este evento foi realizado em 14/01/ 2016, na Universidade Federal de Alagoas, pela a organização CAPED(centro acadêmico Paulo Freire-UFAL).
Na primeira semana de aula os calouros do curso de pedagogia participaram de várias conversações sobre o curso e as questões sociais atuais da educação.
Foram discutidos os temas: A Formação em Pedagogia e as Políticas Contemporâneas e o Sucateamento da Educação Pública Brasileira.
No primeiro tópico dialogamos as condições da formação do pedagogo diante de uma sociedade capitalista que vive em busca de resultados lucrativos. Assim detendo a capacidade dos professores erguerem cidadãos críticos e analíticos. E a possibilidade de liberdade em relação as situações sociais, econômicas e socioculturais.
No entanto  dialogamos sobre a ocupação dos docentes e graduandos na universidade em 2015, essa ocupação durou 136 dias, mas seu resultado não foi muito proveitoso por conta da crise Capitalista do nosso país gerou um corte de 100 bilhões do campo da saúde e educação. 
Diante dessa situação vários dificuldades forma estabelecidas nas instituições como: falta de estrutura, a ausência de concursos, falta de investimento no campo tecnológico. Nisto a formação dos educandos torna-se incompleta, os currículos minúsculos contendo só as matérias base.
Contudo a educação tem sido modelada de acordo com o processo do capitalismo.
A escola pública está passando por uma crise de subordinação, onde os doentes são taxados como mercadoria. A lei da mordaça que interfere na constituição Brasileira Permanece causando impacto nos professores.  A essência da relação de “MERCADORIA”, é a quantidade das massas, e não a qualidade.
Entretanto, estamos vivendo em uma sociedade que preza pelo acumulo de bens, pouco se importa com a realidade social, econômica, que as massas se encontram. Por tanto a humanidade precisa de acúmulo de valores e não de bens materiais.

Foi também elaborado uma exposição dos pensamentos dos pedagogos que estavam presentes nos debates, assim através de cartazes demostramos nossos repúdios a situação da Educação no País.

Professores Convidados: Ciro Bezerra, Wilson Sampaio e Arthu Bispo.









Seminário Apresentado por:
Laryssa Brito
Jennefer Correia
Valdiane Silva
Melissa Evelyn

Terceiro Seminário: Cap. 19
- " to blog or not to blog”, eis a questão. O grupo deve apresentar os blogs do grupo atualizado.
Construção do jornal
Atividade prática: Elaborara um jornal com notícias da UFAL, CEDU e do curso de pedagogia.







 Por: Francielli Pinto e Caroline Cassimiro.




segunda-feira, 25 de abril de 2016


História em quadrinhos - O FILHO VIRTUAL - Moacyr Scliar







Seminário apresentado em 25 de Abril de 2016
Equipe: 
Caroline Cassimiro
Maria Quitéria
Mirela Santos
Priscila Alencar



                                           Por: Caroline Cassimiro e Francielli Pinto


sábado, 23 de abril de 2016

RÁDIO NA ESCOLA

 RÁDIO NA ESCOLA


A implantação de uma rádio na escola tende-se como função o aumento da interação dos meios de comunicação e o desenvolvimento de habilidades especificas para seus usuários, com o principio de uma educação dinâmica.
Para a sua criação e necessário uma gestão coletiva e democrática da utilização dos recursos, uma programação do saber fazer para que aconteça total interatividade dos alunos e os docentes.

Materiais necessários para sua criação:

Microsystem, fone de ouvido, radio gravador, caixa acústica e microfone.

Passo a Passo de uma radio:

Escrita: Roteiro, tudo será transmitido desde a entradas e aberturas.

Parte Oral 1: A necessidade do ensaio para o melhoramento da dicção a entonação e a velocidade da leitura, ou seja, com objetivo de promover a clareza e fácil compreensão do que se transmitido. Integração da linguagem verbal e escrita.

Parte Oral 2: Pautas na hora de gravar, e a edição da gravação no audacity.

A uma prestação de serviços nas rádios escolares como: a informação de projetos da escola, avisos, recados, divulgação de eventos e as entrevistas.






seminário apresentado pelas alunas: Mariana, Silmara e Jociele da Universidade Federal de Alagoas, em 17/04/2016.



Francielli Pinto e Caroline Cassimiro.







segunda-feira, 18 de abril de 2016

Seminário apresentado pela equipe: Duanne, Luiz Eduardo e Joycielle em 11/04/2016
REGISTRO SONORO NA SALA DE AULA.


O registro sonoro na sala de aula, consiste numa proposta pedagógica, que tem por finalidade, ampliar  a capacidade de observação de cada aluno, no que diz respeito ao reconhecimento dos diversos sons que nos é submetido, sem que sequer percebamos no nosso dia-à-dia, ou em qualquer ambiente em que possamos nos encontrar.

Por meio de nosso ouvido escutamos o mundo real, algo que por sua vez nos ajuda a definir, classificar, separar e organizar auditivamente o espaço, gerar uma interação comunicativa, emocional e expressiva.

Na sala de aula, essa relação audição e identificação, dá-se através do som da fala, primeiramente, e também através de gravações ou aplicativos específicos a essas atividades. Tornando possível que o aluno possa associar uma imagem a um som, facilitando o aprendizado.




Por: Caroline Cassimiro e Francielli Pinto.







segunda-feira, 4 de abril de 2016

TIRINHA

Seminário: Ensinando com história.
Apresentado pela equipe: Sheyla Maria, Suely Aciole, Marcela  Lins e Larissa Oliveira em 21 de Março de 2016

A tirinha, nada mais é que uma história em quadrinhos, onde se
faz  uma crítica aos valores sociais.De forma crítica,objetiva e na maioria das vezes, engraçada.
Através de ideias estabelecidas por meio de tirinhas, obtém-se um despertar questionador por parte de quem a lê. Onde são levantadas questões a serem discutidas com relação às indagações apresentadas.


Por: Caroline e Franciele

As TICs na prática pedagógica


Tecnologias da Educação e da Informação- Ensinando e aprendendo com as TICs

 

       Para transformar a educação através das TICs,  devemos ter em mente todas as dificuldades enfrentadas pelos professores em adaptar-se a essas novas idealizações, e da suma importância que os professores tenham a formação continuada  e outros agentes educacionais para o uso pedagógico da Tecnologias da Informação e da Comunicação, ou seja para o uso de tais tecnologias na área educacional, ou melhor, nas escolas.
           A seguir,mostraremos um texto a respeito do atual assunto:

 A Tecnologia é a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de procedimentos e recursos para a solução de um problema no nosso cotidiano.
O professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens, e as diversas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias.

A identidade do docente como ator e autor, se estabelece no sentido de ser professor, e confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus princípios e dos seus valores, o modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações e saberes, e de sua rede de relações com outros funcionários da educação.

As tecnologias se caracterizam por: tecnologias de informação, tecnologias de comunicação, tecnologias interativas, tecnologias colaborativas.
As tecnologias de informação são as formas de gerar, armazenar, veicular e reproduzir a informação. As tecnologias de comunicação são as formas de difundir informação, incluindo as mídias mais tradicionais, da televisão, do vídeo, das redes de computadores, de livros, de revistas, do rádio, etc. Com a associação da informação e da comunicação há novos ambientes de aprendizagens, novos ambientes de interação.

A Tecnologia Interativa é a elaboração concomitante por parte do emissor (quem emite a mensagem) e do receptor (quem recebe a mensagem), codificando e decodificando os conteúdos, conforme a sua cultura e a realidade onde vivem. As tecnologias interativas se dão através da televisão a cabo, vídeo interativo, programa multimídia e internet.

As tecnologias colaborativas facilitam as interações entre pessoas e o mundo, permitem um trabalho em equipe satisfatório, e com as diferentes linguagens proporcionam tipos diferentes de aprendizagens.

Na agenda do século XXI, o professor deve colocar as tecnologias como aliadas para facilitar o seu trabalho docente. Deve-se usá-las no sentido cultural, científico e tecnológico, de modo que os alunos adquiram condições para enfrentar os problemas e buscar soluções para viver no mundo contemporâneo. Ao professor cabe o processo de decisão e condução do aprendizado. De acordo com Gadotti, o professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem. Esclarecemos que um ambiente de aprendizagem não pode se transformar em mero transmissor de informações, mas, na efetivação da comunicação e construção colaborativa do conhecimento. 

Ref: Cortelazzo, Iolanda
Por Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos 

Referência:  http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/as-tics-na-pratica-pedagogica.htm

Seminário apresentado pela equipe:
Ana Carolina, Debora dos Santos,  Poliana Letícia e Ednaldo Ferreira em 14/03/2016


Caroline e Franciele

segunda-feira, 7 de março de 2016

O impacto das TIC na educação

Aula Ministrada pela professora Cleide Jane - 29/02/2016

A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação

          Segundo César Coll, Teresa Mauri e Javier Onrubia, a capacidade efetiva dessas tecnologias para transformar as dinâmicas de trabalho, em escolas e processos de ensino e aprendizagem nas salas de aula, geralmente fica muito abaixo do potencial transformador e inovador que normalmente lhes é atribuído. O potencia das TIC para inovar e transformar a educação e o ensino, nem para promover e melhorar a aprendizagem. São portanto, os contextos de uso- e, no marco desses contextos, a finalidade ou finalidades perseguidas com a incorporação das TIC e os usos efetivos que professores e alunos venham a fazer dessas tecnologias em escolas e salas de aula- que acabam determinando seu maior ou menor impacto nas práticas educacionais e sua maior ou menor capacidade para transformar o ensino e melhorar a aprendizagem.
         O objetivo de construir uma economia baseada no conhecimento requer que a aprendizagem seja colocada em destaque, tanto no plano individual quanto no social; neste marco, as TIC, e mais especificamente as novas tecnologias multimídia e a internet, apresentam-se como instrumentos poderosos para promover a aprendizagem, tanto de um ponto quantitativo como qualitativo.
              A baixa utilização da internet como instrumento inovador ao ensino  e à aprendizagem professores mencionam empregar as possibilidades oferecidas por essa tecnologia para a colaboração, a criação e a difusão de informação.
             Essas tecnologias não comportam uma revolução dos métodos de ensino e, para os professores, sua utilidade está muito diretamente relacionada com a aprendizagem de conteúdos específicos. Quanto aos estudantes, posicionam-se frente às TIC mais como "consumidores" do que como "produtores"  e utilizam-nas mais trabalhar individualmente do que em grupo.
             Em geral, as TIC ainda são pouco utilizadas com fins especificamente educacionais nas escolas e, principalmente, nas salas de aula.

 Referência Bibliográfica: COLL, César; MONEREO, Carles (Orgs). Psicologia da educação virtual - Aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre; Artmed, 2010.





 



sábado, 5 de março de 2016

EDUCAÇÃO, PODER E TECNOLOGIA.

Aula Ministrada pela Professora Cleide Jane de Sá Araújo Costa -15/02/2016, Curso de Pedagogia 2015.2-Ufal.

  
O QUE SÃO TECNOLOGIAS E PORQUE SÃO ESSENCIAIS?

Desde do início dos Tempos há tecnologia, ela é tão antiga e atualizada quanto á espécie humana. Foi a desenvoltura e a engenhosidade do homem que deu início a diferentes métodos de Tecnologia, o uso do raciocínio e o conhecimento gerou vários recursos para o uso da mesma.

Na idade da pedra, os homens das cavernas eram frágeis e não tinha tal poder sobre as coisas, más com sua astucia e conhecimento dominava os elementos da natureza. Ao passar do tempo os mesmos criaram ferramentas tecnológicas para se defenderem e para o ataque. Isso fez com que o ser pensante torna-se poderoso por domina-la.

Podemos dizer que o cérebro é a principal tecnologia onde armazenamos memorias, informações, raciocínio e conhecimento de acordo com a evolução das matérias e das massas. Nisso utilizando tal poder de acordo com a necessidade dos seres. A relação entre a tecnologia e o poder estão evidentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais.

A evolução da tecnologia altera os comportamentos dos seres, com novos equipamentos e produtos. Transformando não só sua atuação individual, mas há de um grupo social. Temos como exemplo de avanço a linguagem, falada ou textual que de acordo com momento ela pode se modificar.
As grandes potências mundiais investem a maior parte de seus recursos, na tecnologia, para ampliar seu poder no mundo. Muitas descobertas feita pela ciência e tecnologia se tornaram essenciais em nossas vidas, tais como: Telefones, celulares, aplicativos, internet.


Segundo KENSKI, “As tecnologias não se resume as maquinas, há outros meios tecnológicos em nossas vidas, como: as próteses-óculos e dentaduras- e os medicamentos.” (Kenski,2007, p.23).

A educação também e um sistema de grande influência na relação do poder, conhecimento e tecnologias. No núcleo de ensino o educando tem a garantia de um formação que possa oferecer o domínio sobre tais recursos e assim utilizando bem pode trazer benefícios e uma qualidade de vida melhor.




 KENSKI, VANI MOREIRA. (2007). Educação e Tecnologias: O novo ritmo da Informação. –Campinas, SP: Papirus, 2007.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Artigo relacionado a Tecnologia da Educação

Tecnologia na Educação

         Por: Karen Chaiane Dalapossa
O século XXI está sendo marcado pelo aceleramento da tecnologia eletrônica, com atenção especial para a informática, o computador e a Internet.
Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis.
Os meios de comunicação são verdadeiras “extensões do homem”, devemos usa-los desde a infância num sentido construtivo. Desde o pré-escolar até o 2º grau, a matéria da comunicação e expressão deveria receber uma ênfase maior, promovendo o crescimento integral das pessoas de todas as classes sociais adotando para tanto varias formas de comunicação, tais como as alternativas, participativa, militante, popular, de resistência e por que não a folclórica ou tradicional. Através das relações diárias, o ser universal (o homem) pensa, sente e age a todo instante através das relações sociais de que fazem parte. É preciso haver uma educação voltada para a cidadania. As pessoas agem a partir de uma relação de trocas culturais, modificam a si mesmas, aos outros e à natureza. Interagem o tempo todo.
No mundo inteiro o rádio e a TV e mais recentemente os computadores passaram a formar parte da bagagem instrumental da chamada Tecnologia Educativa. O desafio da escola hoje é preparar as crianças para enfrentarem o mundo do trabalho. Mesmo antes de chegarem a escola, as crianças recebem informações em suas casas. O educador não pode se neutralizar diante da forte influência lançada pela mídia, é necessário cuidado. Afinal, informação não é sinônimo de conhecimento.
É importante que educador e educando aprendam a selecionar as informações apropriadas, verificando e identificando suas proveniências, quem as criou, divulgou-as e qual a intenção das mesmas. Informação ou consumismo? 
Entretanto, torna-se necessário relacionar teoria e prática para que possamos perceber nos mais diversos meios das tecnologias a importância de avançarmos enquanto educadores e educandos. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.

Fonte: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/tecnologia-na-educacao.htm

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

                      Aula ministrada pela professora Cleide Jane de Sá Araújo Costa 19/01/2016 - Educação e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - UFAL


 O QUE É TECNOLOGIA?
  • É TUDO AQUILO QUE É CRIADO COM O OBJETIVO DE FAZER, OU MELHORAR ALGO, COMO FERRAMENTAS, MÁQUINAS, TÉCNICAS, CONHECIMENTOS E MÉTODOS.
          Fonte:http//pt.wikipedia.org/tecnologia





 O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO ?

  • PODE SER DEFINIDA COMO UM CONJUNTO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, UTILIZADOS DE FORMA INTEGRADA, COM UM OBJETIVO COMUM. AS TICS SÃO UTILIZADAS DAS MAIS DIVERSAS FORMAS, NA INDÚSTRIA (NO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO), NO COMÉRCIO (NO GERENCIAMENTO, NAS DIVERSAS FORMAS DE PUBLICIDADE), NO SETOR DE INVESTIMENTOS (INFORMAÇÃO SIMULTÂNEA, COMUNICAÇÃO IMEDIATA) E NA EDUCAÇÃO (NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA).
            Fonte:www.infoescola.com/ Por Thaís Pacievitch



O QUE É TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO?


  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC'S) NÃO SÃO APENAS A INTERNET E SIM UM CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS E APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS, QUE TÊM NA MAIORIA DAS VEZES A UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO O MEIO DE PROPAGAÇÃO E QUE SE TORNAM UM CANAL DE APRENDIZAGEM. EMBORA NÃO SUBSTITUAM AS TECNOLOGIAS CONVENCIONAIS (COMO RÁDIO E TELEVISÃO), QUE CONTINUARÃO SENDO UTILIZADOS E POSSUEM, CADA QUAL A SUA FUNÇÃO. AS TDIC'S NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PODEM SER ENTENDIDAS COMO FERRAMENTAS DE SUPORTE E DEVEM SER ORIENTADAS SEGUNDO OS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO.

             Fonte: www.Senept.cefetmg.br