Aula Ministrada pela professora Cleide Jane - 29/02/2016
A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação
A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação
Segundo César Coll, Teresa Mauri e Javier Onrubia, a capacidade efetiva dessas tecnologias para transformar as dinâmicas de trabalho, em escolas e processos de ensino e aprendizagem nas salas de aula, geralmente fica muito abaixo do potencial transformador e inovador que normalmente lhes é atribuído. O potencia das TIC para inovar e transformar a educação e o ensino, nem para promover e melhorar a aprendizagem. São portanto, os contextos de uso- e, no marco desses contextos, a finalidade ou finalidades perseguidas com a incorporação das TIC e os usos efetivos que professores e alunos venham a fazer dessas tecnologias em escolas e salas de aula- que acabam determinando seu maior ou menor impacto nas práticas educacionais e sua maior ou menor capacidade para transformar o ensino e melhorar a aprendizagem.
O objetivo de construir uma economia baseada no conhecimento requer que a aprendizagem seja colocada em destaque, tanto no plano individual quanto no social; neste marco, as TIC, e mais especificamente as novas tecnologias multimídia e a internet, apresentam-se como instrumentos poderosos para promover a aprendizagem, tanto de um ponto quantitativo como qualitativo.
A baixa utilização da internet como instrumento inovador ao ensino e à aprendizagem professores mencionam empregar as possibilidades oferecidas por essa tecnologia para a colaboração, a criação e a difusão de informação.
Essas tecnologias não comportam uma revolução dos métodos de ensino e, para os professores, sua utilidade está muito diretamente relacionada com a aprendizagem de conteúdos específicos. Quanto aos estudantes, posicionam-se frente às TIC mais como "consumidores" do que como "produtores" e utilizam-nas mais trabalhar individualmente do que em grupo.
Em geral, as TIC ainda são pouco utilizadas com fins especificamente educacionais nas escolas e, principalmente, nas salas de aula.
Referência Bibliográfica: COLL, César; MONEREO, Carles (Orgs). Psicologia da educação virtual - Aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre; Artmed, 2010.

Nenhum comentário:
Postar um comentário