segunda-feira, 7 de março de 2016

O impacto das TIC na educação

Aula Ministrada pela professora Cleide Jane - 29/02/2016

A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação

          Segundo César Coll, Teresa Mauri e Javier Onrubia, a capacidade efetiva dessas tecnologias para transformar as dinâmicas de trabalho, em escolas e processos de ensino e aprendizagem nas salas de aula, geralmente fica muito abaixo do potencial transformador e inovador que normalmente lhes é atribuído. O potencia das TIC para inovar e transformar a educação e o ensino, nem para promover e melhorar a aprendizagem. São portanto, os contextos de uso- e, no marco desses contextos, a finalidade ou finalidades perseguidas com a incorporação das TIC e os usos efetivos que professores e alunos venham a fazer dessas tecnologias em escolas e salas de aula- que acabam determinando seu maior ou menor impacto nas práticas educacionais e sua maior ou menor capacidade para transformar o ensino e melhorar a aprendizagem.
         O objetivo de construir uma economia baseada no conhecimento requer que a aprendizagem seja colocada em destaque, tanto no plano individual quanto no social; neste marco, as TIC, e mais especificamente as novas tecnologias multimídia e a internet, apresentam-se como instrumentos poderosos para promover a aprendizagem, tanto de um ponto quantitativo como qualitativo.
              A baixa utilização da internet como instrumento inovador ao ensino  e à aprendizagem professores mencionam empregar as possibilidades oferecidas por essa tecnologia para a colaboração, a criação e a difusão de informação.
             Essas tecnologias não comportam uma revolução dos métodos de ensino e, para os professores, sua utilidade está muito diretamente relacionada com a aprendizagem de conteúdos específicos. Quanto aos estudantes, posicionam-se frente às TIC mais como "consumidores" do que como "produtores"  e utilizam-nas mais trabalhar individualmente do que em grupo.
             Em geral, as TIC ainda são pouco utilizadas com fins especificamente educacionais nas escolas e, principalmente, nas salas de aula.

 Referência Bibliográfica: COLL, César; MONEREO, Carles (Orgs). Psicologia da educação virtual - Aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre; Artmed, 2010.





 



sábado, 5 de março de 2016

EDUCAÇÃO, PODER E TECNOLOGIA.

Aula Ministrada pela Professora Cleide Jane de Sá Araújo Costa -15/02/2016, Curso de Pedagogia 2015.2-Ufal.

  
O QUE SÃO TECNOLOGIAS E PORQUE SÃO ESSENCIAIS?

Desde do início dos Tempos há tecnologia, ela é tão antiga e atualizada quanto á espécie humana. Foi a desenvoltura e a engenhosidade do homem que deu início a diferentes métodos de Tecnologia, o uso do raciocínio e o conhecimento gerou vários recursos para o uso da mesma.

Na idade da pedra, os homens das cavernas eram frágeis e não tinha tal poder sobre as coisas, más com sua astucia e conhecimento dominava os elementos da natureza. Ao passar do tempo os mesmos criaram ferramentas tecnológicas para se defenderem e para o ataque. Isso fez com que o ser pensante torna-se poderoso por domina-la.

Podemos dizer que o cérebro é a principal tecnologia onde armazenamos memorias, informações, raciocínio e conhecimento de acordo com a evolução das matérias e das massas. Nisso utilizando tal poder de acordo com a necessidade dos seres. A relação entre a tecnologia e o poder estão evidentes em todas as épocas e em todos os tipos de relações sociais.

A evolução da tecnologia altera os comportamentos dos seres, com novos equipamentos e produtos. Transformando não só sua atuação individual, mas há de um grupo social. Temos como exemplo de avanço a linguagem, falada ou textual que de acordo com momento ela pode se modificar.
As grandes potências mundiais investem a maior parte de seus recursos, na tecnologia, para ampliar seu poder no mundo. Muitas descobertas feita pela ciência e tecnologia se tornaram essenciais em nossas vidas, tais como: Telefones, celulares, aplicativos, internet.


Segundo KENSKI, “As tecnologias não se resume as maquinas, há outros meios tecnológicos em nossas vidas, como: as próteses-óculos e dentaduras- e os medicamentos.” (Kenski,2007, p.23).

A educação também e um sistema de grande influência na relação do poder, conhecimento e tecnologias. No núcleo de ensino o educando tem a garantia de um formação que possa oferecer o domínio sobre tais recursos e assim utilizando bem pode trazer benefícios e uma qualidade de vida melhor.




 KENSKI, VANI MOREIRA. (2007). Educação e Tecnologias: O novo ritmo da Informação. –Campinas, SP: Papirus, 2007.